Orientaçoes parkinson

Quais são as orientações a paciente com doença de Parkinson?

Quais são as orientações a paciente com doença de Parkinson? A Doença de Parkinson é uma doença que afeta o sistema nervoso central, principalmente a região envolvida na movimentação do corpo. Ela resulta da perda de alguns neurônios produtores de uma substância fundamental, localizadas numa região cerebral chamada de substância negra chamada dopamina, a sua falta causa os sintomas típicos da doença.

senior, sail, lake-4466290.jpg

Afeta o sistema nervoso de pessoas geralmente acima de 60 anos de idade (mas pode idades mais jovens), independente da raça, sexo e condição econômica. Não se sabe a causa da doença, porém os estudos atuais relacionam alguns defeitos genéticos que fazem com que os indivíduos fiquem expostos a fatores ambientais que possam provocar a doença.

Parkinsonismo – ou síndrome parkinsoniana – é o termo médico usado para descrever uma série de síndromes que tem, em grande parte, os mesmos sintomas atribuídos à doença de Parkinson. De acordo com a International Parkinson and Movement Disorder Society, a doença de Parkinson é o parkinsonismo mais comum, correspondendo a cerca de 80% dos casos.

poverty, black and white, emotion-4561704.jpg

Os sintomas, comuns à doença de Parkinson e a outros parkinsonismos, são: (Nem todo mundo que apresenta todos esses sintomas)

• Tremores
  • Rigidez muscular e lentidão dos movimentos
  • Alterações na fala
  • Instabilidade postural.

Podem ser encontrados outros sintomas, como:

• Postura curvada para frente;
  • Hipotensão postural;
  • Constipação intestinal;
  • Excesso de suor;
  • Dores musculares;
  • Voz baixa e monótona;
  • Salivação excessiva;
  • Problemas no sono;
  • Depressão;
  • Entre outros menos comuns.

Quais são as orientações a paciente com doença de Parkinson?Tratamento medicamentoso:

jar, pills, medicine-2338584.jpg

• A Levodopa é uma substância que se transforma em dopamina no tecido cerebral, substância em falta no sistema nervoso central devido à própria doença. É a mais usada no tratamento, sempre acompanhada em formulações com Benserazida ou Carbidopa.

• Ainda existe o Pramipexol, Biperideno, Amantadina, Selegilina e a Entacapona.

Quais são as orientações a paciente com doença de Parkinson?

Existem algumas regras gerais para o uso de medicamentos no tratamento da doença de Parkinson, veja abaixo:

Horários: respeitar os horários das tomadas de cada medicação indicados pelo médico, Isso pode fazer toda a diferença na melhora dos sintomas

Alimentação:  Levodopa (Prolopa), um dos medicamentos mais utilizados no tratamento da doença de Parkinson não deve ser ingerido com alimentos, assim é absorvido mais facilmente e terá mais efeito.

Efeitos adversos ou colaterais: Os medicamentos podem ter efeitos indesejáveis, mas na maior parte das vezes pode ser evitados ou reduzidos. Mas para isso o médico deve sempre ser consultado, pois nem sempre o efeito que ocorre é relacionado a determinado medicamento.

Intervalos: em geral os medicamentos no tratamento de doença de Parkinson devem ser ingeridos durante o dia, salvo quando orientado especificamente para serem tomados a noite.

scissors, surgery, operating room-3031502.jpg

A cirurgia funcional para doença de Parkinson também tem se tornado cada vez mais acessível. A Estimulação cerebral Profunda (DBS – deep brain stimulation do Inglês) é a técnica mais utilizada com vantagens diversas. É indicada para pacientes que já responderam muito bem à medicação e com o tempo não conseguem mais os mesmos efeitos. Normalmente os sintomas são reduzidos e a resposta do organismo à medicação potencializada.

Tratamento não farmacológico:

Exercícios Ou fisioterapia:

fitness, age, move-4797017.jpg

Se não há contra indicação à realização de exercícios físicos, são muito importantes no fortalecimento da musculatura e na melhora de alguns sintomas específicos, como a rigidez.

Fonoaudiologia:

ear, mouth, nose-3971050.jpg

O acompanhamento com essa especialidade é fundamental pois as alterações fonoaudiológicas como fala e deglutição. Essas funções estão comprometidas principalmente pela presença da rigidez, bradicinesia (lentidão dos movimentos) e da disautonomia, O fonoaudiólogo deve realizar orientações e monitorar exercícios que possibilitem o aumento ou manutenção da intensidade, redução da rouquidão e ganhos na amplitude dos movimentos articulatórios para melhorar a execução dos sons da fala, assim como potencializar e gerenciar a deglutição de diferentes alimentos para minimizar os riscos de desenvolvimento de infecções respiratórias pela aspiração do alimento para o pulmão.

Evitar conversas em grandes grupos ou em lugares cheios e barulhentos pode ajudar na adaptação da nova dinâmica de comunicação.

Terapia ocupacional:

elderly, caregiver, care-5671352.jpg

O terapeuta ocupacional realiza tratamento para melhorar o desempenho da pessoa com Doença de Parkinson nas atividades cotidianas (atividades da vida diária, lazer e trabalho), adaptando e organizando suas atividades.  O tratamento é feito com uso de atividades programadas e significativas e de outros recursos, com objetivo de evitar ou diminuir a dependência, ajudando a manter a qualidade de vida.

Odontologista:

dentist, clinic, appointment-4275389.jpg

A odontologia tem a função de cuidar e manter a saúde bucal, tendo um papel de fundamental importância para a qualidade de vida. A limpeza dos dentes e a higienização das próteses busca manter a boca livre de cáries, placas bacterianas e cálculos.

Outros cuidados:

• Cuidados pessoais (banho e uso do vaso): Usar sabonete líquido, escova/esponja com cabo longo, embalagens com fácil abertura, luva para banho, piso ou tapete antiderrapante, vaso elevado e barras de apoio ajudam na execução das tarefas.
  • Vestir: Evite botões, sapato com cadarço e salto alto. Pode  trocar os botões das roupas por Velcro® ou elástico, usar botões de pressão, e colocar um cordão (ou argola) no zíper para puxá-lo mais fácil. Sente-se quando estiver se vestindo. Prefira os calçados ajustados ao pé, sem cadarço. Procure usar roupas íntimas sem costura e que esticam com facilidade.
  • Escrita: Usar caneta ou lápis engrossados e com antiderrapante (grip) ajudam a escrever melhor. Procure apoiar o cotovelo quando estiver escrevendo, pois ajuda no controle do movimento.
  • Memória, atenção, raciocínio: Dificuldades desse tipo e/ou outros problemas que prejudiquem seu pensamento e suas atividades, procure seu médico.

Outros sintomas como:

• Constipação intestinal;
  • Excesso de suor;
  • Dores musculares;
  • Voz baixa e monótona;
  • Salivação excessiva;
  • Problemas no sono;
  • Depressão.

Tem tratamento específico, procure seu neurologista para saber se o que você está sentindo é devido à doença.

support, help, mountain climbing-6773819.jpg

Referencias:

5/5 - (2 votes)

1 comentário em “Quais são as orientações a paciente com doença de Parkinson?”