1- Tomar todo a seu tempo: A primeira coisa que uma pessoa com EM deve saber é que o diagnóstico não significa o fim da vida, mas sim uma mudança de hábitos. É importante certificar-se de que você está física e emocionalmente bem e levar o seu tempo para chegar a um acordo com esta nova situação.
2- Conversar com família e amigos: A família e o círculo de amigos próximos devem ser nosso refúgio. Ter a ajuda das pessoas mais próximas a você, agora e depois, é positivo em todos os níveis.
3- Fazer nossa própria busca: Não é aconselhável fazer buscas indiscriminadas no Google. Existem vários sites especializados como: https://www.youtube.com/channel/UC759i6eRkXG_-iGIChwHHdQ, mexctrims.com, www.abem.org.br, esclerosemultipla.com.br, entre outras para você encontra informações que ajudam a entender melhor a nossa situação e tomar as melhores decisões.
4- Disfruta da vida que só há uma: É a atitude certa. Não é necessário fazer uma mudança radical da noite para o dia, mas é verdade que participar de várias atividades pode ajudá-lo a se sentir melhor consigo mesmo e a evitar a depressão. Frequentar cursos, realizar workshops ou viajar são as opções mais comuns.
5- Se relacionar com outras pessoas com EM: Conversar com pessoas que têm o mesmo padecimento também é importante para compartilhar experiências. Ter alguém a quem expressar nossas dúvidas, com quem contar uma anedota ou, simplesmente, nos oferecer um ombro para chorar, não tem preço.