O diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é essencialmente clínico, fundamentado na avaliação de uma combinação de sintomas e comportamentos, histórico clínico pregresso e envolvimento de membros da família e da comunidade escolar. Avaliação de TDHA
No caso de diagnóstico em adultos, baseia-se na persistência de seis ou mais sintomas em uma das três dimensões principais: desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-5), atualizou a nomenclatura para torná-la mais específica para a população adulta, além de reduzir o número de sintomas necessários para que adultos atendam aos critérios diagnósticos. De acordo com as diretrizes do DSM-5, a avaliação é agora validada para uso em adultos, e indivíduos com 17 anos ou mais.
A obtenção desse diagnóstico requer uma extensa anamnese, que consiste em uma entrevista detalhada conduzida por um profissional médico especializado, como um psiquiatra, neurologista ou neuropediatra. Essa abordagem clínica cuidadosa é essencial para garantir um diagnóstico preciso e a identificação adequada do TDAH em pacientes de todas as faixas etárias. Embora se afirme que os sintomas devem estar presentes desde antes dos 7 anos, alguns estudos sugerem que a idade de início pode não ser tão crucial, especialmente no subtipo desatento.
É importante esclarecer que, em muitos casos, é essencial entrevistar um ou mais membros da família, uma vez que é bastante comum a falta de autopercepção desses pacientes em relação ao próprio comportamento. Avaliação de TDHA
Avalie como você tem se sentido e comportado nos últimos seis meses utilizando a Escala de Autorrelato para Adultos (ASRS-18, versão 1.1).
Questionário TDAH – Desatenção
Por favor, responda às seguintes perguntas indicando com que frequência você experimenta os sintomas de desatenção:
- Com que frequência você comete erros por falta de atenção quando tem que trabalhar em um projeto chato ou difícil?
- Com que frequência você tem dificuldade para manter a atenção quando está fazendo um trabalho chato ou repetitivo?
- Com que frequência você tem dificuldade para se concentrar no que as pessoas dizem, mesmo quando estão falando diretamente com você?
- Com que frequência você deixa um projeto pela metade depois de já ter feito as partes mais difíceis?
- Com que frequência você tem dificuldade para fazer um trabalho que exige organização?
- Quando você precisa fazer algo que exige muita concentração, com que frequência você evita ou adia o início?
- Com que frequência você coloca as coisas fora do lugar ou tem dificuldade em encontrar as coisas em casa ou no trabalho?
- Com que frequência você se distrai com atividades ou barulho à sua volta?
- Com que frequência você tem dificuldade para lembrar de compromissos ou obrigações?
Questionário TDAH – Hiperatividade/Impulsividade
Por favor, responda às seguintes perguntas indicando com que frequência você experimenta os sintomas de hiperatividade/impulsividade:
- Com que frequência você fica se mexendo na cadeira ou balançando as mãos ou os pés quando precisa ficar sentado (a) por muito tempo?
- Com que frequência você se levanta da cadeira em reuniões ou em outras situações onde deveria ficar sentado (a)?
- Com que frequência você se sente inquieto (a) ou agitado (a)?
- Com que frequência você tem dificuldade para sossegar e relaxar quando tem tempo livre para você?
- Com que frequência você se sente ativo (a) demais e necessitando fazer coisas, como se estivesse “com um motor ligado”?
- Com que frequência você se pega falando demais em situações sociais?
- Quando você está conversando, com que frequência você se pega terminando as frases das pessoas antes delas?
- Com que frequência você tem dificuldade para esperar nas situações onde cada um tem a sua vez?
- Com que frequência você interrompe os outros quando eles estão ocupados?
Questionário TDAH
Por favor, responda às seguintes perguntas:
- Há evidências de problemas causados pelos sintomas em seu trabalho?
- Há evidências de problemas causados pelos sintomas em sua vida social?
- Há evidências de problemas causados pelos sintomas na faculdade ou escola?
- Há evidências de problemas causados pelos sintomas em seus relacionamentos conjugais?
- Há evidências de problemas causados pelos sintomas em seus relacionamentos familiares?
Questionário TDAH – Desatenção
Por favor, responda à seguinte pergunta indicando se os problemas estão associados aos sintomas anteriores:
- Os problemas estão associados aos sintomas anteriores?
Questionário TDAH
Por favor, responda à seguinte pergunta:
- Esses sintomas devem estar presentes desde a infância (até 12 anos)?
O diagnóstico de TDAH em adultos exige que apresentem seis ou mais sintomas em pelo menos uma das dimensões sintomáticas (desatenção e hiperatividade-impulsividade), seguindo o critério também utilizado em crianças e adolescentes.
Questionário TDAH – Desatenção
Por favor, responda à seguinte pergunta indicando se você tem os sintomas por mais de 6 meses:
- Tem os sintomas por mais de 6 meses?
Se houver a presença de outro transtorno (como depressão, deficiência mental, psicose, etc.), os sintomas não podem ser atribuídos exclusivamente a esse transtorno.
Questionário TDAH – Avaliação Adicional
Por favor, responda às seguintes perguntas adicionais:
- Há sintomas de depressão?
- Há sintomas de ansiedade?
- Há sintomas de deficiência mental?
- Há sintomas de bipolaridade?
- Há sintomas de transtornos de personalidade, principalmente Borderline e Antissocial?
- Há sintomas de abuso de substâncias ou dependência química?
Os adultos retêm a tríade sintomática de desatenção, inquietação e impulsividade em graus variados, mesmo que a intensidade dos sintomas de hiperatividade e impulsividade diminua significativamente ao final da adolescência. Avaliação de TDHA
Adultos com TDAH costumam algumas dificuldades especificas:
É importante ressaltar que o diagnóstico de TDAH não deve ser descartado se os sintomas da tríade de desatenção, hiperatividade e impulsividade não estiverem presentes durante a entrevista clínica, pois esses sintomas podem variar de acordo com o ambiente e as demandas. Avaliação de TDHA
Diferenciais a tomar em conta na hora de pensar no diagnóstico de TDHA: Avaliação de TDHA
a) Diferenças entre TDAH e Depressão Maior:
– Semelhanças: dificuldade de concentração, atenção e memória, bem como dificuldade na conclusão de tarefas.
– Distinções: no caso da Depressão Maior, há um humor disfórico constante, anedonia, sonolência e perturbação do apetite.
b) Diferenças entre TDAH e Transtorno do Humor Bipolar:
– Semelhanças: hiperatividade, dificuldades em manter a atenção e foco, e oscilações de humor.
– Distinções: no Transtorno do Humor Bipolar, há disforia ou humor eufórico, insônia e ilusões. Além disso, alguns sintomas específicos indicam a direção da mania no paciente bipolar, como intenso envolvimento em atividades pontuais(sociais, afetivas, do trabalho e criativas), pensamento rápido, diminuição da necessidade de sono, humor eufórico ou irritável, manifestações de grandiosidade, autoestima elevada e comportamentos de alto risco.
c) Diferenças entre TDAH e Transtorno de Ansiedade:
– Semelhanças: excitação e dificuldade de concentração.
– Distinções: no Transtorno de Ansiedade, existe apreensão exagerada, preocupação e sintomas somáticos de ansiedade.
d) Diferenças entre TDAH e Abuso de Substâncias ou Dependência Química:
– Semelhanças: dificuldades com atenção, concentração, memória e oscilações de humor.
– Distinções: no caso do Abuso de Substâncias ou Dependência Química, há um padrão patológico de uso de substâncias com consequências sociais, tolerância e dependência psicológica.
e) Diferenças entre TDAH e Transtornos de Personalidade, principalmente Borderline e Antissocial: Avaliação de TDHA
– Semelhanças: impulsividade e labilidade afetiva.
– Distinções: no Transtorno de Personalidade Borderline, há comportamentos auto prejudiciais ou suicidas, além de falta de reconhecimento de que o comportamento é autodestrutivo. No Transtorno de Personalidade Antissocial, há evidências de histórias judiciais.
As principais funções executivas que estão associadas ao TDAH, de acordo com Travella (2004), incluem:
1. Organização, hierarquização e ativação da informação: A pessoa com TDAH frequentemente necessita de pressão para iniciar e concluir tarefas no prazo (apresenta desorganização e procrastinação). Ela tem dificuldade em estabelecer prioridades nas atividades, tende a trocar de tarefa constantemente e demonstra a necessidade de variar.
2. Focalização e sustentação da atenção: Indivíduos com TDAH são facilmente distraídos por estímulos internos e externos, têm dificuldade em filtrar estímulos, perdem o foco durante a leitura e precisam de lembretes para manter-se em suas tarefas habituais. Além disso, eles são propensos à inconstância e ao abandono precoce de suas atividades.
3. Alerta e velocidade de processamento: Pessoas com TDAH frequentemente experienciam excessiva sonolência, falta de motivação e cansaço constante. Eles se esgotam facilmente em seus esforços e têm uma velocidade de processamento reduzida.
4. Manejo da frustração e modulação do afeto: Pacientes com TDAH costumam ter baixa tolerância à frustração, baixa autoestima, hipersensibilidade a críticas, irritabilidade, preocupações excessivas e tendem ao perfeccionismo.
5. Utilização e evocação da memória de trabalho: Indivíduos com TDAH frequentemente esquecem de suas responsabilidades e objetivos pessoais. Eles enfrentam dificuldades na conservação de informações (a informação não é retida), no acompanhamento de sequências, na manutenção de dois ou mais elementos simultaneamente e na recuperação de informações armazenadas.
Para uma avaliação completa do TDAH em adultos, é necessário considerar os seguintes componentes: Avaliação de TDHA
- 1) Revisão das preocupações atuais.
- 2) Avaliação do nível de funcionamento na infância e na idade adulta.
- 3) História psiquiátrica detalhada.
- 4) Avaliação da história de adaptação psicossocial.
- 5) Diagnóstico diferencial e avaliação de comorbidades.
- 6) Avaliação de desordens físicas.
- 7) Avaliação intelectual e das funções executivas.
- 8) Avaliação neurológica e psicoeducacional.
- 9) Avaliação e planejamento do tratamento. Avaliação de TDHA