TDHA avaliação

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) – Adultos

O diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é essencialmente clínico, fundamentado na avaliação de uma combinação de sintomas e comportamentos, histórico clínico pregresso e envolvimento de membros da família e da comunidade escolar. Avaliação de TDHA

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No caso de diagnóstico em adultos, baseia-se na persistência de seis ou mais sintomas em uma das três dimensões principais: desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-5), atualizou a nomenclatura para torná-la mais específica para a população adulta, além de reduzir o número de sintomas necessários para que adultos atendam aos critérios diagnósticos. De acordo com as diretrizes do DSM-5, a avaliação é agora validada para uso em adultos, e indivíduos com 17 anos ou mais.

A obtenção desse diagnóstico requer uma extensa anamnese, que consiste em uma entrevista detalhada conduzida por um profissional médico especializado, como um psiquiatra, neurologista ou neuropediatra. Essa abordagem clínica cuidadosa é essencial para garantir um diagnóstico preciso e a identificação adequada do TDAH em pacientes de todas as faixas etárias. Embora se afirme que os sintomas devem estar presentes desde antes dos 7 anos, alguns estudos sugerem que a idade de início pode não ser tão crucial, especialmente no subtipo desatento.

É importante esclarecer que, em muitos casos, é essencial entrevistar um ou mais membros da família, uma vez que é bastante comum a falta de autopercepção desses pacientes em relação ao próprio comportamento. Avaliação de TDHA

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Questionário TDAH – Desatenção

Questionário TDAH – Desatenção

Por favor, responda às seguintes perguntas indicando com que frequência você experimenta os sintomas de desatenção:

  1. Com que frequência você comete erros por falta de atenção quando tem que trabalhar em um projeto chato ou difícil?
  2. Com que frequência você tem dificuldade para manter a atenção quando está fazendo um trabalho chato ou repetitivo?
  3. Com que frequência você tem dificuldade para se concentrar no que as pessoas dizem, mesmo quando estão falando diretamente com você?
  4. Com que frequência você deixa um projeto pela metade depois de já ter feito as partes mais difíceis?
  5. Com que frequência você tem dificuldade para fazer um trabalho que exige organização?
  6. Quando você precisa fazer algo que exige muita concentração, com que frequência você evita ou adia o início?
  7. Com que frequência você coloca as coisas fora do lugar ou tem dificuldade em encontrar as coisas em casa ou no trabalho?
  8. Com que frequência você se distrai com atividades ou barulho à sua volta?
  9. Com que frequência você tem dificuldade para lembrar de compromissos ou obrigações?

Questionário TDAH – Hiperatividade/Impulsividade

Questionário TDAH – Hiperatividade/Impulsividade

Por favor, responda às seguintes perguntas indicando com que frequência você experimenta os sintomas de hiperatividade/impulsividade:

  1. Com que frequência você fica se mexendo na cadeira ou balançando as mãos ou os pés quando precisa ficar sentado (a) por muito tempo?
  2. Com que frequência você se levanta da cadeira em reuniões ou em outras situações onde deveria ficar sentado (a)?
  3. Com que frequência você se sente inquieto (a) ou agitado (a)?
  4. Com que frequência você tem dificuldade para sossegar e relaxar quando tem tempo livre para você?
  5. Com que frequência você se sente ativo (a) demais e necessitando fazer coisas, como se estivesse “com um motor ligado”?
  6. Com que frequência você se pega falando demais em situações sociais?
  7. Quando você está conversando, com que frequência você se pega terminando as frases das pessoas antes delas?
  8. Com que frequência você tem dificuldade para esperar nas situações onde cada um tem a sua vez?
  9. Com que frequência você interrompe os outros quando eles estão ocupados?

Questionário TDAH

Questionário TDAH

Por favor, responda às seguintes perguntas:

  1. Há evidências de problemas causados pelos sintomas em seu trabalho?
  2. Há evidências de problemas causados pelos sintomas em sua vida social?
  3. Há evidências de problemas causados pelos sintomas na faculdade ou escola?
  4. Há evidências de problemas causados pelos sintomas em seus relacionamentos conjugais?
  5. Há evidências de problemas causados pelos sintomas em seus relacionamentos familiares?

Questionário TDAH – Desatenção

Questionário TDAH – Desatenção

Por favor, responda à seguinte pergunta indicando se os problemas estão associados aos sintomas anteriores:

  1. Os problemas estão associados aos sintomas anteriores?

Questionário TDAH

Questionário TDAH

Por favor, responda à seguinte pergunta:

  1. Esses sintomas devem estar presentes desde a infância (até 12 anos)?

O diagnóstico de TDAH em adultos exige que apresentem seis ou mais sintomas em pelo menos uma das dimensões sintomáticas (desatenção e hiperatividade-impulsividade), seguindo o critério também utilizado em crianças e adolescentes.

Questionário TDAH – Desatenção

Questionário TDAH – Desatenção

Por favor, responda à seguinte pergunta indicando se você tem os sintomas por mais de 6 meses:

  1. Tem os sintomas por mais de 6 meses?

Se houver a presença de outro transtorno (como depressão, deficiência mental, psicose, etc.), os sintomas não podem ser atribuídos exclusivamente a esse transtorno.

Questionário TDAH – Avaliação Adicional

Questionário TDAH – Avaliação Adicional

Por favor, responda às seguintes perguntas adicionais:

  1. Há sintomas de depressão?
  2. Há sintomas de ansiedade?
  3. Há sintomas de deficiência mental?
  4. Há sintomas de bipolaridade?
  5. Há sintomas de transtornos de personalidade, principalmente Borderline e Antissocial?
  6. Há sintomas de abuso de substâncias ou dependência química?

Os adultos retêm a tríade sintomática de desatenção, inquietação e impulsividade em graus variados, mesmo que a intensidade dos sintomas de hiperatividade e impulsividade diminua significativamente ao final da adolescência. Avaliação de TDHA

Adultos com TDAH costumam algumas dificuldades especificas:

Questionário

Questionário

  1. Sim Não
  2. Sim Não
  3. Sim Não
  4. Sim Não
  5. Sim Não
  6. Sim Não
  7. Sim Não
  8. Sim Não
  9. Sim Não

É importante ressaltar que o diagnóstico de TDAH não deve ser descartado se os sintomas da tríade de desatenção, hiperatividade e impulsividade não estiverem presentes durante a entrevista clínica, pois esses sintomas podem variar de acordo com o ambiente e as demandas. Avaliação de TDHA

Diferenciais a tomar em conta na hora de pensar no diagnóstico de TDHA: Avaliação de TDHA

a) Diferenças entre TDAH e Depressão Maior:

– Semelhanças: dificuldade de concentração, atenção e memória, bem como dificuldade na conclusão de tarefas.

– Distinções: no caso da Depressão Maior, há um humor disfórico constante, anedonia, sonolência e perturbação do apetite.

b) Diferenças entre TDAH e Transtorno do Humor Bipolar:

– Semelhanças: hiperatividade, dificuldades em manter a atenção e foco, e oscilações de humor.

– Distinções: no Transtorno do Humor Bipolar, há disforia ou humor eufórico, insônia e ilusões. Além disso, alguns sintomas específicos indicam a direção da mania no paciente bipolar, como intenso envolvimento em atividades pontuais(sociais, afetivas, do trabalho e criativas), pensamento rápido, diminuição da necessidade de sono, humor eufórico ou irritável, manifestações de grandiosidade, autoestima elevada e comportamentos de alto risco.

c) Diferenças entre TDAH e Transtorno de Ansiedade:

Semelhanças: excitação e dificuldade de concentração.

– Distinções: no Transtorno de Ansiedade, existe apreensão exagerada, preocupação e sintomas somáticos de ansiedade.

d) Diferenças entre TDAH e Abuso de Substâncias ou Dependência Química:

– Semelhanças: dificuldades com atenção, concentração, memória e oscilações de humor.

– Distinções: no caso do Abuso de Substâncias ou Dependência Química, há um padrão patológico de uso de substâncias com consequências sociais, tolerância e dependência psicológica.

e) Diferenças entre TDAH e Transtornos de Personalidade, principalmente Borderline e Antissocial: Avaliação de TDHA

– Semelhanças: impulsividade e labilidade afetiva.

– Distinções: no Transtorno de Personalidade Borderline, há comportamentos auto prejudiciais ou suicidas, além de falta de reconhecimento de que o comportamento é autodestrutivo. No Transtorno de Personalidade Antissocial, há evidências de histórias judiciais.

As principais funções executivas que estão associadas ao TDAH, de acordo com Travella (2004), incluem:

1. Organização, hierarquização e ativação da informação: A pessoa com TDAH frequentemente necessita de pressão para iniciar e concluir tarefas no prazo (apresenta desorganização e procrastinação). Ela tem dificuldade em estabelecer prioridades nas atividades, tende a trocar de tarefa constantemente e demonstra a necessidade de variar.

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2. Focalização e sustentação da atenção: Indivíduos com TDAH são facilmente distraídos por estímulos internos e externos, têm dificuldade em filtrar estímulos, perdem o foco durante a leitura e precisam de lembretes para manter-se em suas tarefas habituais. Além disso, eles são propensos à inconstância e ao abandono precoce de suas atividades.

3. Alerta e velocidade de processamento: Pessoas com TDAH frequentemente experienciam excessiva sonolência, falta de motivação e cansaço constante. Eles se esgotam facilmente em seus esforços e têm uma velocidade de processamento reduzida.

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Neurologista Campo Grande MS
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4. Manejo da frustração e modulação do afeto: Pacientes com TDAH costumam ter baixa tolerância à frustração, baixa autoestima, hipersensibilidade a críticas, irritabilidade, preocupações excessivas e tendem ao perfeccionismo.

5. Utilização e evocação da memória de trabalho: Indivíduos com TDAH frequentemente esquecem de suas responsabilidades e objetivos pessoais. Eles enfrentam dificuldades na conservação de informações (a informação não é retida), no acompanhamento de sequências, na manutenção de dois ou mais elementos simultaneamente e na recuperação de informações armazenadas.

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Para uma avaliação completa do TDAH em adultos, é necessário considerar os seguintes componentes: Avaliação de TDHA

  • 1) Revisão das preocupações atuais.
  • 2) Avaliação do nível de funcionamento na infância e na idade adulta.
  • 3) História psiquiátrica detalhada.
  • 4) Avaliação da história de adaptação psicossocial.
  • 5) Diagnóstico diferencial e avaliação de comorbidades.
  • 6) Avaliação de desordens físicas.
  • 7) Avaliação intelectual e das funções executivas.
  • 8) Avaliação neurológica e psicoeducacional.
  • 9) Avaliação e planejamento do tratamento. Avaliação de TDHA
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Dr. Omar Gurrola Arambula
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