Dúvidas Frequentes
Você sabe quando é necessário consultar com um neurologista??
Problemas de memória, fala, confusão ou até mesmo mudanças de personalidade.
Problemas de sono: sonolência e sonolência diurna excessiva.
Tremores e movimentos involuntários.
Tonturas: Dificuldade em manter o equilíbrio.
Dormência ou formigamento: Se é contínuo ou ocorre de forma progressiva ou repentina e/ou apenas em um lado do corpo.
Convulsões: Contrações musculares súbitas e involuntárias.
Problemas de visão ou para enxergar: De Início súbito
Fraqueza crônica no corpo ou declínio rápido da força: especialmente nos braços e pernas.
Dor crônica: com dor que dura meses ou até anos, essa dor pode ser consequência de uma doença ou lesão, lembrado que “Dor também é uma subárea da neurologia”
Dores de cabeça: Podem ser causadas por muitas condições, mas quando os sintomas se tornam graves e contínuos, podem ser muito preocupantes.
Como se preparar para uma consulta com neurologista?
— Crie uma historinha mental do seu caso, pode ser por escrito também. Conte desde os primeiros sintomas em ordem cronológica como as coisas foram evoluindo.
— Conte como é seu padecimento, tempo e os tratamentos que foram feitos assim como quais remédios já usou, qual foi bom, qual foi ruim, quais foram os efeitos colaterais.
— Saiba exatamente quais são todas as medicações que você utiliza hoje em dia (uma listinha ajudaria muito), em dose e frequência, inclusive suplementos, vitaminas, chás e remédios “naturais”.
— É importante ter em conta suas alergias, principalmente medicamentosas, hábitos (alimentação, tabagismo, etilismo e outras drogas) e o seu histórico de outras doenças.
— Ajudaria muito organizar os seus exames em ordem cronológica, gosto de olhar todas as ressonâncias, tomografias, laboratoriais entre outros exames (imagens e CDs e não só o laudo), desde a primeira até a última. Se elas vêm organizadas em ordem, facilita muito.
Por que vale a pena um médico particular?
— O paciente terá maior chance de obter a sua demanda resolvida. O médico particular tem mais tempo com o cliente, pode acolher uma melhor história, pode realizar um exame físico mais minucioso, pode verificar os exames complementares com maior atenção e em mais detalhes.
— O paciente tem acesso ao médico dele de maneira muito mais fácil, tem maior facilidade quanto a relatórios, receitas, documentos e pedidos de exames.
— O que simplifica muito o dia-a-dia do cliente.